Consultoria
Energia Solar
Energia Solar
A consultoria em energia solar fotovoltaica, sistema conectado à rede elétrica da concessionária, comumente chamado por sistema On-Grid, pode ser aplicada em vários aspectos, entre eles, estudo de viabilidade, análise econômica, tecnologia a ser aplicada, equipamentos e materiais a serem empregados no sistema até na escolha de uma empresa instaladora.
Uma consultoria, quando é feita com o intuito de obter o melhor retorno do investimento e segurança, busca verificar se foram seguidos todos os princípios básicos de um projeto elétrico fotovoltaico e a escolha correta dos componentes de forma coesa, para assim obter o melhor desempenho do sistema.
A escolha de uma consultoria em energia solar fotovoltaica é imprescindível para quem almeja uma execução assertiva em seu projeto. Para tanto, o serviço a ser prestado poderá envolver algumas etapas que antecedem o projeto.
Entre algumas dessas etapas estão:
Contratação da empresa de consultoria;
Estudo de viabilidade;
Inspeção técnica;
Análise econômica;
Dimensionamento do sistema, e;
Elaboração do projeto.
Após a elaboração do projeto, na prática, ocorrem os trâmites burocráticos junto à concessionária de energia elétrica local, a chamada solicitação de acesso. É mandatório solicitar o acesso da microgeração¹ ou minigeração¹ distribuída à rede elétrica externa.
Por fim, após obtenção do parecer de acesso favorável, inicia-se a etapa de instalação. Entre essas etapas estão:
Contratação da empresa instaladora;
Planejamento;
Instalação do sistema fotovoltaico;
Comissionamento (Testes de Operação).
Mas, por que instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em seu empreendimento? Um dos principais benefícios deste sistema é a economia de energia elétrica. Por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), a "sobra" de energia gerada pelo sistema fotovoltaico, durante o dia, é injetada na rede da distribuidora local, enquanto que no período noturno, a distribuidora devolve a energia para a unidade consumidora, assim, suprindo as necessidades energéticas da residência. Portanto, a rede elétrica da concessionária de energia local funciona como uma "bateria", onde o excedente é "armazenado" até o momento em que a unidade consumidora necessitar de energia proveniente da distribuidora.
Quando a energia gerada pelo sistema, em determinado mês, é superior à quantidade utilizada pela unidade consumidora, o consumidor fica com excedente de energia que pode ser distribuído no mesmo mês a outras unidades consumidoras, a depender da modalidade de participação no SCEE a qual contratou. Por meio do SCEE, também é possível transformar este excedente em crédito para compensação do consumo de energia nos meses seguintes. Conforme as regras atuais, o prazo de validade dos créditos, consumo dos excedentes, é de 60 meses.
"Denomina-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 quilowatts (kW). Já minigeração distribuída é aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 3 MW (podendo ser até 5 MW em situações específicas, nos termos dos incisos IX e XIIII e do Parágrafo Único do art. 1º da Lei nº 14.300/2022). Ambas são conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. " (Fonte: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/geracao-distribuida).
Energia mais cara!
A conta de energia elétrica cresceu mais que a inflação em 2024. E, em 2025, o crescimento pode ser ainda maior, devido ao aumento de consumo de energia elétrica. (Fonte: g1 de 23/01/2024). Além disto, ocorrem com frequência os aumentos na tarifa devido às bandeiras tarifárias de escassez hídrica, uma forma de cobrir os custos de geração de energia elétrica durante períodos de seca. Todos estes fatores contribuem para sua conta de energia elétrica ser ainda maior.
Estudo de viabilidade, inspeção técnica, análise econômica, dimensionamento do sistema de geração e tratamento da documentação junto a concessionária de energia elétrica.
Instalação do sistema fotovoltaico e comissionamento.
Entre em contato!
Horário de atendimento: 8h–18h, segunda a sexta
CREARS: 242512 - CREASC: 201811-4